quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Quem nunca...?

Daí você decide que quer comprar um carro... Daí você escolhe que quer um Mustang GT-500... Daí você vai a todos os lugares, e a cada esquina vê dezenas de GT-500... Pensa que todo mundo teve a mesma ideia que você... Pensa que "todo mundo tem um, menos eu..."...

Só que, na verdade, todos esses GT-500 sempre estiveram ali... Você não foi o primeiro a querer um... Todo mundo tem um, menos você, porque a maioria teve de correr atrás por muito tempo, e sempre pensavam "todo mundo tem, menos eu... POR ENQUANTO".

***

Na verdade, eu não estou falando de carros... Mas de um sonho muito maior... Estou falando não de algo, mas de alguém. Estou falando de filho(s).

Sabe quando você começa a querer um filho, e parece que, se tentar desviar o pensamento o mundo te atrai de volta pra ele? Então... Na verdade, o mundo sempre foi abarrotado de tanta criança... Com o advento da pós-modernidade, em que o conceito de liberdade ficou ampliado, e a sociedade já não condena, embora ainda julgue, o número de crianças pequenas por km² cresceu exponencialmente... Entre outros motivos, porque as adolescentes ficam grávidas cada vez mais cedo e com maior frequência... (Não vou usar o critério político e dizer que o "Bolsa Família" serviu como incentivo...).

Enfim... Quando começamos a desejar um filho, inconscientemente começamos também evidenciar toda criança à nossa volta, e pensar nas características que podem vir a ter os nossos filhos. Pode ser que passemos a ter preferências por certas características, sejam físicas ou pessoais... Ou, simplesmente ficamos especulando... Imaginando... Sonhando... E, inevitavelmente, de tanto pensar no assunto, pesamos os prós e contras de ter filhos... Pensamos na localização, nos gastos, na segurança, educação, tempo, responsabilidades... Filhos tomam muito de nós. Muitos deixam de lado seus sonhos para criarem seus filhos. Muitos deixam de lado os filhos para correm atrás de seus sonhos. Muitos filhos acontecem "sem querer". Vêm de repente. Alguns, demoram a vir. E neste tempo em que eu vivo, é isto que sinto, algumas vezes.

No meu caso, seria impossível deixar os sonhos para trás para criar um filho, porque o meu sonho é justamente criar e ver crescer meus filhos. Não sei quanto tempo esse mundo ainda dura, ou eu duro nesse mundo. Mas no tempo que eu tiver, gostaria de cumprir esse sonho. Saber se a vida me ensinou o bastante pra que eu seja achado digno de ensinar alguém. Quem foi o salmista que disse "Como flecha na mão do valente, são os filhos. Feliz o homem que tem a sua aljava cheia"?

O sexo é prazeroso. Fazer amor pode ser uma linda declaração. Mas começo a pensar na cópula como meio de reprodução e perpetuação da espécie. Não que minhas prioridades afetivas tenham mudado, ou que minha esposa tenha perdido a importância. Apenas que algo começa a me faltar, e de muito tentar sem sucesso, fico triste. Tenho aquela sensação de que não estou fazendo direito...(Falha do meu temperamento, talvez...?).

Mas sigo a vida... Esperando... Tentando... Seguindo a diante... Mesmo que muitas pessoas passem à frente, despertando aquela "invejazinha", vou aguardando que chegue o meu tempo.

Escrevo uma linha, findo uma página. E que venham os próximos capítulos.