quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Seguindo em frente

 A vida é tão efêmera, não?

Um acidente... Uma doença... A ação de um desesperado... A ação de um mal intencionado... A simples e definitiva hora determinada... São tantas as causas possíveis pra uma separação. As vezes existe luto. As vezes nem ficamos sabendo. Mas fato é que todos que passam por nossas vidas passaram ou passarão pela última vez. Não é algo que pensamos muito, mas é algo que naturalmente sabemos.

É claro que existem outras causas menos derradeiras para nunca mais vermos alguém, como uma mudança de rota, uma mudança de endereço, ou apenas o acaso, mas é fato que todos com quem nos encontramos, nos encontrarão uma última vez. E o que fazer com essa informação?

É bonito dizer coisas como "não esqueça de dizer o que sente", ou "valorize cada bom momento", ou mesmo "não deixe que um momento ruim determine o significado de toda uma vida juntos". Mas esse não é o foco, agora. Frases de efeito já existem aos montes, e todos nós as ouviremos mais de uma vez.

Do que venho falar agora, é de um último desejo, caso este seja o meu último recado para o mundo. Não que eu pretenda me despedir agora! Longe disso. Porém, comecei ressaltando quão fácil é que deixemos de fazer parte das vidas uns dos outros.

Pois bem. Se é que alguém lerá estas palavras soltas, jogadas ao tempo, pra serem logo esquecidas, eis o que quero de quem se importa: não lamente.

Pode parecer frieza, ou mesmo hipocrisia, pedir que não chorem a minha ausência. Não penso em pedir que não sintam saudades. Nem quero realmente que me esqueçam, no momento em que eu partir. Apenas que eu sei que não sou realmente necessário, a partir do momento em que parti. Na verdade, mesmo quando passei por vocês e fiz algum bem, prestei algum socorro, ajudei de alguma forma, ou só fiz alguma diferença na proporção em que a vida foi a gradavel ou menos difícil, eu nunca fui necessário. Como diz a música "cada ser carrega o dom de ser capaz e ser feliz". E se as coincidências da vida me trouxeram porque você precisava de alguém, quando este mesmo alguém desaparece, é sinal de que você já não precisa mais.

A morte é parte da vida, e principalmente, a morte alheia pertence a todo ser que se lembra dela de alguma forma. Toda ausência sentida carrega um significado. Se existe algum lamento quanto a algo que deveria ter sido dito, já não é hora de se arrepender. "Não chore sobre o leite derramado". Que a saudade seja nostalgia, e não uma perda. Que os bons momentos sejam lembrados com carinho, e os maus, com reverência e aprendizado, pois nada foi por acaso.

Se algum insulto precisava ser dito, diga-o então, mesmo que eu não possa mais ouvi-lo. Me amaldiçoe e me esqueça, pra que eu não seja um fardo que você não precisa carregar. Você nunca precisou me carregar, se eu era dor.

E quando o momento chegar em que eu não sou mais uma memória, senão uma vaga lembrança, que não haja culpa: "O tempo se encarrega de levar tudo..."

Não tome como certo o tempo em que aproveitou o que quer que eu tenha a oferecer. Apenas aprenda algo, pra ser melhor do que fui, ou poderia ter sido. Que ninguém lamente ter me conhecido, me amado ou mesmo me desprezado.

Agradeço todos os que passaram por mim. Os que deixaram marcas, os que deixaram cicatrizes, os que não deixaram nada, agradeço todos. Farei o possível para não lamentar os que forem antes de mim, e continuarei os amando, do meu jeito.

...

Caso nos vejamos de novo, até lá. A quem não verei mais, adeus. Bora tocar em frente.

Nenhum comentário: