sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Quem são vocês?

Apenas mais devaneios e conclusões a que eu não sei se já cheguei...

Pensei hoje em muitas amizades que tive... E na forna como se dissolveram... Ou na forma como se mantiveram... Sumiram ou cresceram...

Tive um amigo mais chegado que um irmão... O mesmo amigo que não será convidado para o meu casamento...

Tive bons amigos, dessas amizades que duram muito... Até a formatura, pelo menos... Na verdade, não mais que isso.

Tive amigos dos quais os nomes não me lembro.

Tive amigos nas escolas... Nos cursos... No passado.

Tenho amigos que não parecem mais meus amigos. Mas ainda nos sentimos amigos uns dos outros. Mesmo que seja para nos falarmos em ocasiões sorteadas pelo acaso.

Tenho duas irmãs. Uma delas se chama Daniele Alves Dante. Tem tudo de perfeito cabível a um humano. Conhece bem, até, os caminhos que meus pais querem que eu siga. A outra, Raquel Teixeira de Freitas. O oposto da primeira. Mas não menos perfeita. Apenas segue um caminho diferente, com um coração tão puro quanto. Dois corações cujo valor não pode se comparar com os medíocres valores de pedras "preciosas".

E tem a Soraya... O que dizer da Soraya? É difícil falar dela... Primeiro, porque qualquer comentário pode ser mal interpretado. E segundo, porque eu não sei se existe algo para definir essa amizade, em particular. Somos mais que amigos. Somos como mestre e pupilo. Mas revezamos nos papeis. Somos como muletas, um para o outro. E também não sabemos quando seremos o aleijado. E mesmo assim, algumas vezes sinto como cresceu a distância entre nós. Acho que sempre seremos assim, a cada vez que nos encontrarmos (posso dizer que nos encontramos, se não nos vemos?). De certo, nunca seríamos amantes. E amizade nem de perto definiria o que há entre nós.

Jeane Meire Eufrásio da Silva. A amiga da Varanda. A única que já pisou lá. Minha amiga Mossoroense, a quem eu carinhosamente apelidei de "Mossoroca". Minha amiga de confidências que não chegariam a mais ninguém. Mas também, a quem chegariam, se não temos mais amigos em comum? E, para mim, o importante é que ela as leia. (Porque ouvir, é difícil... Nem que eu gritasse os meus sussurros a pulmões abertos).

Keyla Cristina Costa (quase Ayres)... É a Keyla... Keyla Cristina Costa, e como eu queria, que também já fosse Ayres. Aquela com quem eu vou me casar. Não! Aquela que vai assinar um papel junto comigo, para formalizar como manda a lei dos homens... Aquela com quem troquei votos. Com quem meu coração se casou há muito tempo. A pessoa certa, no lugar certo e, só talvez, no tempo errado. Mas ainda assim, a pessoa certa. Logo seremos um, aos olhos dos homens. Como sei que somos, aos olhos de Deus, para quem mil anos são como o dia que passou. Ela é minha amiga. E  é minha esposa. Assim creio.

Quem são vocês? Meus amigos? Meus amores? São meus... ... ...?

2 comentários:

Jeane Meire disse...

Eu sou a mossoroca=*
Sua amiga da varanda

R.a.c.k.y.s disse...

Você sabe que é mais que um amigo... embora ainda triste pelas últimas descobertas, sabe que guardo um pouco de você no meu coração, não sabe? Se não, sabia.