domingo, 9 de agosto de 2009

Dia especial...

Hipocrisia, não? Toda essa coisa de dia dos pais, dos namorados, das mães, do amigo...

Acho que comecei direto demais... Talvez eu devesse enrolar um pouco... Enxer linguiça... Mas não quero. Porque vim dizer a verdade, e a verdade é espontânea: não diz tudo sempre, mas sempre que diz, tudo. Meio filosófico demais...

Quando acordei hoje, sabia que era dia dos pais. Mas não tenho o hábito de longas conversas com ele, e não me sentiria bem começando uma só porque um dia alguém disse "hoje eu vou passar o dia com o meu pai! É o dia dele!". Daí um monte de gente achou bonita, a iniciativa, e resolveu imitar... E quando se viu, era quase feriado mundial! Cada um em sua data, mas em todo mundo existe.

Mas para mim existe uma filosofia: se for para eu dar presente, que seja porque eu quero dar um presente a alguém! Nunca porque fez aniversário, ou porque a data é chamada "comemorativa".E hoje, embora eu ame muito o meu pai, não foi ao lado dele que eu desejei passar o dia. Eu queria estar, apenas talvez, no lugar errado, fazendo coisas erradas, mas com a pessoa que me faz feliz. Sei que isso poderia ter sido muito preciptado da minha parte, mas ainda assim...

Mesmo assim, eu tenho de reconhecer o que o meu pai significa pra mim. Quando eu era apensa um bebê, ele não se deitava sem vir me fazer um carinho... Mesmo que ele tivesse acabado de chegar do serviço e estivesse cansado até pra ficar de pé... Quando ele não estava presente, pelo que eu tinha visto em seus olhos, sabia que ele estava fazendo algo em meu favor... Quando eu chorava, ele sempre corria para me socorrer, mesmo que fosse "a vez da minha mãe"... Eu não tinha o costume de chorar durante a noite, porque minha mãe soube acabar com o problema... Mas meu pai não se importava, sempre arranjou motivo pra ir me ver...

Se eu tinha de pedir algo, seria a ele. Bem como, se ele me pede algo, sabe que pode contar comigo. Ele me educou bem, e eu nunca, nenhuma única vez, fiquei bravo por ter apanhado.

Já cheguei a me rebelar! Já disse coisas como "Você não é mais meu pai!", ou ainda pior "Eu não sou palmeirense! Eu sou sãopaulino!" (risos)... Claro que foi só provocação... Em momentos piores, cheguei a ofendê-lo dizendo, pasmem, que era "corinthiano"!

Acho que não existe coisa mais grave, pra um pai. Nada pode ferir mais o coração de pai, que saber que seu filho quer lhe ferer. Pelo menos é no que acredito...

Sei que não posso falar do assunto, já que não sou pai... Tenho uma "filha adotiva", que já pensei em devolver pro orfanato, mas isso não me qualifica... Mesmo porque, ela tem quatorze anos, e eu nunca fui responsável por quem ela é, ou quem ela vai se tornar... Não tenho laço forte, com ela... Não como o de um pai.

Também é verdade que eu nem sempre tenho "paciência" pra cuidar de criança... E toda vez que isso acontece, me vem a expressão "filho dos outros", na mente... Um tanto de inveja, mas não é o único motivo.

Mas essas coisas todas que o meu pai fez, e que um dia eu pretendo passar a diante, ele não fez apenas no segundo domingo de cada agosto... Ele fazia isso sempre! E é por isso que esse dia, para mim, não é mais que os outros, quando se trata de amar o meu pai. E o meu trato com ele não vai ser diferente...

Mas hoje, eu tinha algo pra fazer, e queria poder fazer...

Não fiz, mas descobri uma série de coisas, pensei em outra série, e acho que pude aprender mais, sobre mim, e sobre outra pessoa.

Descobri, por exemplo, que eu ainda sou infantil o suficiente pra ficar constrangido quando ganho um presente que eu desejava muito... E que o extase que inunda a alma desse poeta pode simplesmente deixá-lo sem reação...

E num dia tão cheio de hipocrizia, emoções e descobertas, acho que posso bater no peito e dizer que cresci. Pouca coisa, talvez, mas pra quem já tem 20 anos nas costas, está de bom tamanho...

Só uma coisa me intriga, agora... Nessa nova fase da vida, que tipo de pessoa eu vou ser? Quais as implicações dessas novas mudanças?

Não falo isso por preocupação, mas por curiosidade, mesmo... E pela ansiedade que vem com toda nova alegria... Chega de correr em direção à vasilha! Vou começar a me servir dela!

Amplexos, ósculos e até o próximo post... ^^

2 comentários:

Unknown disse...

Quanto ao "dia dos pais", festeje apenas!!!
É apenas mais um pretexto para estar reunido com seus queridos, e quem sabe , seja o unico dia que alguns desses pais ganham presentes...rs
Veja como mais um dia para, FESTEJAR!!! :)
bjos menino

Bárbara Oliver disse...

Nossa, faz tempo que não comento nem passo aqui. Assim que o telefone do escritório no qual trabalho der uma trégua, leio e comento direito. ;p
E só pra responder o teu comentário, é tedioso ser normal. Mas é ruim quando vc é normal e todos te acham anormal o.o'
Vai entender!
Beijos