sexta-feira, 26 de junho de 2009

A esperança é a última que morre... ¬¬

Sabem qual é o ato voluntário que nós fazemos tão involuntariamente como respirar? Esperar. Mas o que vem a ser esperar? Vamos ver no dicionário...



Achei:



esperar
v. intr.
1. Estar à espera; ficar esperando.
v. tr.
2. Ter esperança ou esperanças.
3. Contar com.
4. Aguardar.
5. Armar emboscada ou espera a.
6. Conjecturar!Conjeturar, supor.
7. Bras. Aparar um golpe; pôr-se em guarda.



Verbo intransitivo: Vá se trocar, que eu espero.

Verbo transitivo: Eu espero que dê certo.
Eu espero que você não se arrependa
Eu espero que sim...
Eu espero você aparecer.

Eu espero muitas coisas: Já esperei para nascer... Por um dia especial... Por uma pessoa que disse que viria... Que alguém quisesse aparecer... Por ser maior...


Hoje, por exemplo, além de respostas, eu espero pela minha CNH, que deve chegar qualquer dia desses... Eu nem disse nada, mas meu presente de aniversário para mim mesmo, foi passar na prova de direção... Fiz aniversário na quarta, passei na prova na quinta... (O que me surpreendeu foi a perfeição com que fiz... Quero dizer, depois de ter sido reprovado duas vezes, pelo menos um errinho eu deveria ter cometido... Até na baliza eu fui tão preciso quanto um bisturi deve ser!)

Mas de volta ao assunto, esperar é muito chato, algumas vezes... Mesmo assim, não se pode esperar simplesmente que as coisas aconteçam no nosso tempo... Existe um tempo para tudo, e para todo propósito de baixo do céu, há um tempo próprio. Mesmo assim, é o que nós esperamos: que tudo seja no nosso tempo.

E vejam como fica complicado falar assim, utilizando apenas uma palavra com tantos significados...

Eu esperei muito... E sempre soube esperar... E acho que o que mais eu esperei na vida, foi entender as pessoas... Até o dia que eu descobri que isso não ia acontecer... E então eu perdi a esperança... E não tinha mais nada para esperar... A minha vida tinha perdido o sentido...

Sabem o que aconteceu? Eu fui convidado para um churrasco na casa de uma amiga... E eu fui sorrindo, porque essa amiga é irmã da minha melhor amiga! E se eu falasse com essa melhor amiga, talvez ela me ajudasse a ver uma nova esperança! Mas isso não aconteceu. Mesmo assim eu fiquei feliz (e vejam que então eu já não era feliz, mas estava feliz). E então essa amiga me fez pensar em algo que eu tinha esquecido, por pensar que já tinha acabado. E me fez pensar que na verdade estava apenas se preparando para acontecer. E eu comecei a refletir muito. E então eu encontrei uma antiga, porém renovada esperança... E comecei a esperar cada vez mais ancioso! Até que comecei a temer que estivesse novamente esperando em vão! E temi que mais essa esperança se tornasse em frustração! E isso me deixou nervoso ao ponto de não controlar o que pensava, dizia ou fazia...

Até que eu lembre de como era ter paz por estar esperando algo... E cai em mim, passando a ver que entendia um pouco melhor, como certas pessoas se sentiam... E a minha empatia, da qual eu reclamei tanto estava apenas me mostrando mais claramente como um certo alguém se sentiu. E eu a compreendi, porque senti a mesma coisa.

Talvez isso tenha sido um passo maior para a minha primeira espernaça. Talvez eu esteja mais perto de entender as pessoas. Acredito nisso. Mesmo assim, a esperança que vim a ter ainda não teve um ponto final, porque me fez crer que, não só para me ajudar a entender, mas também para me fazer feliz, ela serviu. Quero continuar esperando.

Mas existe uma coisa engraçada com a gente... Sempre que nós aprendemos algo novo, se sabemos aplicar, amadurecemos. E isso é uma forma de renovação. E eu não sei como foi que isso me fez olhar para a palavra esperança com novos olhos... E sei o que significa a palavra espera.

Acho que sou capaz de esperar, enquanto continuo esperando. O problema é que eu gosto de me apegar à esperançã. Mas se puder evitar, eu não fico na espera.

O que sinto hoje, no momento em que escrevo, talvez para repensar mais tarde com base em algo que eu posso ler e lembrar com precisão, é que eu ainda espero... Mas não sei se continuo esperando por muito mais tempo... Porque da esperança eu gosto... Mas não quero ter de suportar a espera...

(Ah! E para que saibam: eu voltei a ser feliz... E só de vez em quando é que eu fico triste... ^^)

Um comentário:

Anônimo disse...

eu tbm sempre esperei, pior é quando vc espera e a pessoa que não esperou passou na sua frente e pegou o que vc havia esperado!!!